Tradicional Tibetano – Mikao Usui
Nivel I: O despertar
Nível II: A transformação
Nível III A: Shinppiden
Nível III B: Shinppiden Sendei
O Método Reiki é uma intervenção natural de harmonização e reposição energética que mantém e recupera a saúde. É realizada através da imposição das mãos em determinados pontos do corpo de uma pessoa, animal ou planta, visando a saúde e equilíbrio de todas as áreas da vida. Canaliza-se a energia universal para ativar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual, criando para o ser um estado de harmonia.
Dizemos que a energia Reiki é uma energia muito inteligente, penetra no corpo do receptor e através dos meridianos energéticos e Chakras, dirige-se até a causa ou origem dos desequilíbrios ou enfermidades.
A energia Reiki melhora o sistema imunológico, desintoxica, equilibra e amplia nossa energia. Promovendo assim a renovação constante de nossos tecidos. Ajuda a restaurar os nervos, músculos, esqueletos e até mesmo a regenerar órgãos. Isso tudo porque a energia Reiki altera a estrutura química do corpo. É eficaz na liberação de emoções bloqueadas, sendo possível acabar com traumas tanto do presente, como do passado.
Embora o Reiki fale de espiritualidade, não é um dogma, nem religião. É uma técnica terapêutica que se apropria de uma força superior, do universo, equilibrando o estado original da saúde física, emocional, existencial e espiritual.
Algumas das vantagens de se receber o Reiki são:
– Melhoria na digestão
– Melhoria no sono (privação ou excesso)
– Redução da ansiedade
– Redução da dor
– Redução dos sintomas depressivos
– Melhoria na memória e concentração
– Melhor capacidade de auto-cura – recuperação mais rápida de ferimentos
– Equilíbrio emocional
– Auto-estima
– Auto-conhecimento
– Resiliência
A quem decide se tornar um Reikiano, será possível acessar quatro níveis repassados, cada um, trazendo uma etapa e conhecimentos.
Nível I – O Despertar- “Shoden”
O primeiro nível também é chamado de físico, já que a transmissão da energia Reiki se produz por contato através das mãos do terapeuta para o cliente. Sendo possível se auto aplicar, aplicar em outras pessoas presencialmente, assim como em animais ou plantas. Qualquer pessoa pode receber o primeiro nível de Reiki, não havendo uma condição prévia especial nem uma obrigatoriedade em ser terapeuta.
Nível II – A Transformação – “Okuden”
Conhecido também como nível mental, pois o iniciado trabalhará problemas mentais e emocionais. Neste nível, o Reikiano recebe uma nova série de tratamentos ou sintonizações. Ele aprende três chaves (símbolos) para trabalhar com a energia de forma mais eficaz, aplicando a mesma quantidade de energia que o primeiro nível, porém em menor intervalo de tempo. Sendo possível também estar enviando Reiki a distância.
Nível III A – Mestre Interior/Curador – “Shinppiden”
Também conhecido como o nível do Mestre interior ou consciência. Estimula o despertar da consciência.
Essa iniciação não qualifica o Reikiano ainda a ensinar o Reiki: sua utilização fica limitada ao uso pessoal e profissional.
Nesse nível recebemos um símbolo sagrado que serve para amplificar e intensificar os efeitos dos símbolos recebidos nos níveis anteriores, trabalha-se neste nível a energia espiritual, capacitando o aluno harmonizar e curar um grande número de pessoas envolvendo Estados e até Países. Podendo ser agentes da regeneração planetária.
Nível III B – Mestre Professor – “Shinppiden Sendei”
Neste nível, o Reikiano recebe os conhecimentos de como iniciar outras pessoas nos vários níveis. Recebe mais um símbolo que completa sua formação.