Constelação Familiar

A constelação sistêmica familiar é uma ferramenta  de  abordagem sistêmica nas terapias, que muito tem contribuído para um melhor entendimento das nossas dores e sofrimentos, onde percebemos através desta técnica que muito das nossas dificuldades vem de lealdades e padrões de comportamento do nosso sistema familiar, que ficam registrados na chamada consciência coletiva, onde todos os que vieram antes de nós alimentaram este campo  de informação, que vem até nós através Campo Mórfico onde nele temos a referência de como devemos “funcionar ou se comportar na vida”, e junto vem as “boas e as más referências”, e somos tomados por essa força em nossa vida.    (Selma A. M. Gisch).

Ela  é um método ou um modelo contemporâneo de auxílio às terapias e é  norteada e embasada na junção  de várias correntes que estudam os comportamentos humanos e junto com a fenomenologia se dá o trabalho terapêutico das constelações.

Bert Hellinger, um filósofo e professor  alemão  é considerado o pai das constelações familiares, ele nos deixou um legado no que se refere as relações humanas , onde descreve que existe leis universais inconscientes que regem todos  os relacionamentos a qual denominou as leis ou ordens do amor, que são o pertencimento, o equilíbrio entre o dar e receber e a hierarquia, e quando uma destas leis é transgredida acontecem os conflitos, que geram os emaranhamentos sistêmicos, que é onde atuam as constelações familiares.

Quando se abre ou se inicia uma constelação acontece um campo de energia que é explicado pela física quântica, onde afirma que tudo é energia e tudo é vibração e tudo que pensamos e sentimos fica registrado neste campo energético muito explica o que acontece dentro do de um trabalho de constelação, onde o campo mórfico descrito pelo biólogo Rupert Sheldarke  este “campo de informação das memórias emocionais do inconsciente coletivo” é acessado pelos representantes, voltando assim no tempo e espaço , onde foi instalado o impacto emocional que está causando a dificuldade na vida do cliente e seja, fazendo assim,  através de palavras uma ressignificação d situação conflitante que está atuando no cliente.

Esta técnica pode ser feita individual ou em grupo, quando individual pode ser feito com bonecos, ou qualquer objeto representativo , âncoras  de solo ou de mesa e até quadros mentais.

Quando  feita em grupo são utilizadas pessoas como representantes de membros e situações do seu sistema familiar , onde são tomados pela força da energia do campo energético de memórias do sistema do cliente.

Hoje a constelação familiar muito tem auxiliado as terapias por ser breve e de grande alcance sistêmico, o que faz ter aumentado muito a procura desta terapia alternativa; existe muito ainda a ser elucidado por esta maravilhosa abordagem por seu  contexto de essência estar pautado   num processo contínuo de evolução.

Selma A. M. Gisch – 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos ajudar?
Olá, como o Instituto Remtra pode te ajudar?